Um bom prato de comida que aqueça corpo e espírito pode ser a solução para muitas agruras sazonais, agora que o inverno é protagonista. Para que nem tudo seja mau, nestes 10 restaurantes, há pratos com ingredientes do e para o tempo frio, que confortam os desanimados, e fazem com que valha a pena largar a mais felpuda das mantinhas e enfrentar o mundo — fresquinho — lá fora.
PENHA LONGA RESORT, SINTRA
Dias deCozido à Portuguesa

Os domingos de inverno são dias de Cozido à Portuguesa no Penha Longa Mercatto. Desde o início do ano, um dos mais adorados pratos nacionais faz parte do menu do Sunday Feast, o banquete que tem lugar ao almoço de domingo no restaurante do Penha Longa Resort. Feito com ingredientes da melhor qualidade, este cozido segue os preceitos da receita tradicional e conta com a habitual mistura de carnes – neste caso porco bísaro, frango do campo e vaca; couves, nabo, cenoura, batata, feijoca, e arroz branco, tudo cozido, como deve ser. Imperdíveis são os enchidos provenientes da famosa SEL de Estremoz que dão um sabor inconfundível a esta receita. O caldo do cozido também não pode faltar e completa o prato tipicamente português. Aconchegante e cheio de sabor, é perfeito para os dias mais frios e para reunir a família e amigos à volta da mesa.
EMME, ERICEIRA
Arroz de malandro de carabineiro

O caráter tradicional e ligado aos sabores e receituários “de casa” sempre marcou a cozinha atlântica do Emme. Este inverno, os chefs Alexandre Silva (consultor) e Maurício Pinto (residente) juntaram-se para acrescentar ainda mais conforto e sabor à carta do restaurante. Exemplos disso são o Arroz de malandro de carabineiro com carabineiro escalfado, ou o Chambão de vaca cozido com estufado de mão. Nas sobremesas, o Pão de Ló de Alfazeirão com gelado de doce de ovos é antídoto contra qualquer depressão sazonal. Tudo isto com vista para o mar e, em dias de sorte, com um pôr-do-sol que sabe sempre a bónus.
PROVINCIA, LISBOA
Inspirações italianas

Do campo para a mesa, com bons produtos, sabores quentes e inspirações de Itália e Portugal. Assim se desenha o menu de inverno do Provincia, na Avenida da República. Desta carta, perfeita para dias mais frios, fazem parte a Bruschetta de fiambre de borrego com radicchio e maionese de alho assado, e os Ovos cremosos com trufa e parmesão, nas entradas; os Gnocchi com rabo de boi no forno, a Empada de pato com enchidos de porco preto e cogumelos, e ainda a massa Mafaldine com burrata e beringelas fumadas nos pratos principais — além de uma intemporal Rabanada com café affogato.
CLOROFILA, LISBOA
Pato confitado e risotto

Obedecendo sempre ao ritmo das estações, a carta do Clorofila, no Lumen Hotel, vai garantido produtos de época, sempre com opções de comida de conforto, pela mão do chef Celso Dias. O desfiado de pato confit, com carolinoto de cogumelos e maçã verde glaceada já se tornou um clássico, e é um pedido impreterível na carta de inverno, com o risoto de arroz carolino a amparar as fraquezas que os meses de tempo frio possam trazer. Com vista para o Pátio Fotosintese, protegido da cidade e onde mesmo no inverno o verde do jardim impera, a experiência Clorofila é sempre uma pausa no quotidiano, de onde saímos retemperados.
L’AND VINEYARDS, ALENTEJO
Bochechas de porco alentejano

No L’AND Vineyards – Relais & Châteaux a gastronomia é um dos pontos fortes, seja no restaurante MAPA, seja no Café da Viagem, ambos liderados pelo Chef David Jesus. É neste último, um espaço de cariz mais informal, que se podem provar as Bochechas de porco alentejano, marinadas em soja, gengibre e erva-príncipe, espargos verdes e batata-doce assada, um prato de conforto com um twist asiático, mesmo a calhar num dia de inverno. A degustar nos interiores com design assinado pelo arquiteto brasileiro Márcio Kogan ou, num dia de sol, no deck à beira do lago, acompanhado de um copo de vinho.
TENRO BY DIGBY, TOREL AVANTGARDE
Leitão com Gnocchi e cogumelos

Inverno pede pratos que sabem a abraço, aconchego e noites de manta junto à lareira. E se no Tenro by Digby a vista sobre o Rio Douro e o ambiente sofisticado poderão ser, por si só, particularmente convidativos, também a comida, repleta de sabor e conforto, é um dos grandes atributos deste premiado hotel de 5 estrelas, situado no coração do Porto. A carta de outono-inverno pensada pelo chef João Figueirinhas está cheia de bons exemplos, e esta sugestão de Leitão com Gnocchi, Cogumelos Shitake, Huacatay e Molho de Queijo na imagem, é a prova de que um empratamento elegante pode casar perfeitamente com camadas sucessivas de sabor.
CANTINA DE VENTOZELO, DOURO
Frango recheado com puré de batata e molho de Porto Velho

Na Cantina de Ventozelo, todos os dias se dá vida à gastronomia local e às receitas tradicionais do Douro. Em todos os pratos, a escolha dos ingredientes utilizados, feita pelo chef José Guedes, dá prioridade às colheitas da própria Quinta de Ventozelo — que tem uma horta biológica — e às de pequenos produtores vizinhos, assegurando o respeito pela sazonalidade e sustentabilidade, a par de um baixo impacto ecológico. Conforto é palavra de ordem, e as sugestões que chegam à mesa prometem aquecer até os estômagos mais exigentes: um bom exemplo disso é o Frango recheado com puré de batata e molho de Porto Velho, ou não fosse Ventozelo Hotel & Quinta um enoturismo com mais de 400 hectares, sendo que 200 são de vinha, em plena produção. Cuscos de Vinhais com cogumelos e ovo, Truta com arroz de pimentos e Bolo Borrachão com gelado de vinho do Porto, são outras das opções dignas de um repasto de inverno.
PICA–PAU, LISBOA
Pratos para o molhar o pão no fim

Nesta casa portuguesa, com certeza, o que não falta são pratos ideais para o molhar o pão no fim. É o caso das Moelas estufadas e da Mão de vaca com grão, duas das últimas entradas na carta do Pica-Pau (a primeira na secção dos petiscos, a segunda nos pratos do dia, neste caso, todas as terças-feiras). A ode à cozinha regional portuguesa continua a ser o mote deste restaurante com morada em Lisboa: desde o Atum de escabeche à Espetada do lombo à madeirense com milho frito e bolo do caco com manteiga de alho e salsa, o menu assinado pelo chef Luís Gaspar consegue ser uma viagem pelas mais variadas tradições gastronómicas do país. A verdadeira comida de conforto.
LOTA SEA & FIRE, LISBOA
Barriga de atum fumada e confitada

No centro da ação está o fogo. Declinado em diferentes técnicas de confeção que permitem trabalhar mariscos, peixes e carnes de alta qualidade e obter resultados muito diferentes. E é por isso que desta carta do Lota Sea & Fire tanto se pode provar uma Barriga de atum fumada e confitada em óleo de papada Joselito, como um Camarão tigre com molho de caldeirada ou ainda um reconfortante Arroz negro de choco, ideal para aquecer o corpo num dia de inverno.
CASA DAS PENHAS DOURADAS, MANTEIGAS
Escabeche de pato e cogumelos

No hotel que faz parecer estarmos em casa na montanha, a 1500 metros de altitude, a sensação de conforto estende-se à frente gastronómica, onde o chef Manuel Figueira trabalha o receituário e o produto locais. Durante este inverno, há pratos novos a chegar, aproveitando o que é sazonal e regional, tendo sempre como premissa um registo mais comfort food, que mostre o quão variada pode ser a história gustativa nacional. Exemplo disso são o Escabeche de pato e cogumelos, ovo a baixa temperatura, croutons de Centeio e cebolinho, o Pithivier de borrego serrano IGP, especiarias, creme de batata assada e pickles de cogumelos, ou o polvo assado com mel e especiarias, puré de feijoca de Manteigas, vinagrete montanheiro e coentros — segundo o chef, todos têm muita identidade local, com sabores mais profundos e tradicionais.
Commentaires