top of page
Must Edição

Delicie-se com a autêntica paixão argentina no Monte Estoril

O restaurante Aires, localizado numa típica e antiga "Villa" do Monte Estoril, promete proporcionar uma experiência memorável, com as incontornáveis propostas do país: as melhores carnes confecionadas num forno Josper, pratos tradicionais reinterpretados, aclamados vinhos, tango contemporâneo e um espaço sofisticado com decoração inspirada nos tão caraterísticos e famosos cafés de Buenos Aires, dos anos 20.




Investidores argentinos, apaixonados por Portugal, decidiram partilhar com os portugueses o melhor da gastronomia e da cultura da Argentina. Com um conceito inovador, nasceu, assim, o Aires!

Neste restaurante só entram os melhores cortes argentinos, de animais criados em pasto, de produtores criteriosamente selecionados, mas que não propõe apenas o tradicional Asado. Na realidade, na ementa do Aires também constam pratos de tradição andina, gaúcha e patagónica reinterpretados por Marianela Ramadan. Uma chef argentina que não hesitou em aceitar o desafio de ajudar os proprietários a gerir o Aires, juntamente com a conterrânea Gabriela Balbi. Se, no início do milénio, os restaurantes argentinos chegaram a ser bastante populares, em Portugal, o Aires assume a ambição de recuperar essa tradição, mas com uma identidade e qualidade irrepreensíveis, seja nas propostas gastronómicas, mas também no serviço.



Aqui respira-se a cultura argentina

O Aires está localizado numa típica e antiga “Villa” do Monte Estoril. Um edifício emblemático, mas que, no interior, foi completamente remodelado para recriar os famosos cafés da cidade de Buenos Aires, dos anos 20, onde se bailava o Tango ou Milonga. Um espaço onde não falta o típico chão em xadrez, os arcos representativos da arquitetura colonial, o tango como música ambiente, uma exclusiva garrafeira e até o colorido proporcionado pelos trajes tradicionais “Gaúcho” dos colaboradores. Ou seja, um espaço caraterístico, mas, ao mesmo tempo, distinto; com um ambiente sofisticado e, simultaneamente, descontraído; e um serviço cuidado, mas com a informalidade que se exige para celebrar o melhor da gastronomia argentina e a diversidade cultural do país.


A importância dos detalhes também à mesa

Um restaurante onde genuinamente se valoriza a importância dos detalhes, inclusivamente à mesa: mobiliário produzido, à medida, por artesãos; pratos feitos à mão e cozidos em forno de barro como faziam os antigos povos dos Andes e facas artesanais inspiradas na tradição gaúcha. Facas com o cabo feito em madeira e osso animal, arrematadas, na base do cabo, com um peso argentino comprimido. A importância dos pormenores estende-se ao menu, com a capa a ser produzida em couro de vaca argentina ou mesmo nos pratos onde é servida a carne grelhada, produzidos em ferro fundido e pré-aquecidos no forno.



Uma viagem pela Argentina só com as entradas

No Aires, o preâmbulo gastronómico começa com um couvert de sabor regional composto por chips de pão caseiro e tortilha andina grelhada, maionese de aipo e paté de beringela e tomate.

Nas entradas, pontificam o “Duo de Empanadas Salteñas” (a versão clássica e a ´charqui gaúcho´), a “Provoleta Clasica”, a “Provoleta Aires” (queijo provolone, rúcula, tomate confitado, flocos de presunto, redução de Coca-Cola e Fernet Branca), as “Mollejas Josper” (molejas c/rocantes grelhadas no forno Josper, com limão e emulsão de salsa), o “Chorizo Criollo”, os “Medallones de Morcilla” (medalhões de morcela com massa folhada, gotas de azeite verde, cebola caramelizada e chuva de praliné de nozes) e o “Caramelo de Tamal Andino” (tamale recheado com carne caseira de ‘charqui gaúcho’, envolto em farinha de milho amarela) - inspirado na secular tradição culinária dos índios argentinos.



Os mais exclusivos cortes de carne argentina em forno Josper

Depois das entradas, é chegada a hora das diferentes propostas de carne argentina, exclusivamente de animais criados em pastos.

Diferentes cortes de “Wagyu”, mas também de animais da raça Black Angus, como “Lomo de Novillo”, “Ojo de Bife Selección Especial”, “Bife de Chorizo Premium” ou a mais exclusiva “Entraña”, todos confecionados a carvão, em forno Josper, considerado o Rolls-Royce das grelhas!



Acompanhamentos para todos os gostos

Como acompanhamento, são muitas as opções: desde o “Pure-Mousse Al Mabec” (um puré de batata cremoso e coração de Malbec), os “Champiñones a La Patagonia” (cogumelos perfumados com azeite de alho e redução de frutos vermelhos), os “Vegetables Asados a Fuego Vivo” (tomate, cebola, pimentos, alho, cenoura, batata-doce e beringela), os “Boniatos de Campo” (batatas-doce cozinhadas com pele, manteiga de salva e migalhas de queijo Roequefort), as “Papas Fritas Rusticas” (batatas com provençal e malagueta moída), “Arroz Tostado” (arroz assado com manteiga de ervas e curcuma), bem como duas propostas de saladas, a “Ensalada Aires” e a “Ensalada Clasica”.



Pratos de autor inspirados na melhor gastronomia argentina

Já as “Costeletas Patagónicas de Dupla Cozedura em Malbec” são um dos pratos de assinatura do Aires Estoril. Primeiro braseadas, depois amaciadas, por um período de seis horas, em Malbec e finalizadas no forno Josper, são acompanhadas de legumes grelhados e pão de beterraba tostado. A “Milanesa Aires” é outro dos pratos que é um exclusivo do restaurante do Monte Estoril. Uma vazia à milanesa, em pão ralado, sêmola e queijo parmesão, servido com batatas fritas à provençal e molhos de aipo e chutney de tomate. A Humita Aires, também em versão vegan, e a Gran Ensalada Andina completam o menu.

O melhor da doçaria argentina

Para finalizar a refeição, uma diversificada proposta de sobremesas: a “Chocotorta” (bolo feito com bolachas de chocolate, café, doce de leite e natas), as “Panqueques de Dulce de Leche” (panquecas de doce de leite servidas com uma bola de gelado de nata e migalhas de Mantecol), a “Triologia de Dulce de Leche” (cone de doce de leite, alfajor de amido de milho recheado com doce de leite e Cabsha de chocolate branco e doce de leite), o “Flan com Dulce de Leche” (com espuma de creme de mel de cana e areia de frutos secos torrados), o “Volcan Aires” (vulcão de chocolate negro com coração de chocolate branco e gelado) e “Ananas al Amlbec” (fatias de ananás cozinhadas em vinho, cravinho e gotas de laranja, acompanhadas de gelado e hortelã em pó).



Adega exclusiva, vinhos argentinos de excelência e… o mate!

A Argentina é o quinto maior produtor mundial de vinho. Uma série de fatores naturais, juntamente com uma histórica tradição vinícola, combinam-se para dar aos vinhos argentinos uma identidade e qualidade únicas. A maioria das vinhas estão plantadas, entre os 600 e os 2.000 metros de altitude – mas até há registos a mais de 3.300 metros! – ao longo de uma linha com 1.500 km de extensão, na Cordilheira dos Andes. Ou seja, uma enorme variedade de terroirs e microclimas, mas com um denominador em comum: a altitude. Não sendo ricos em matéria orgânica, os solos permitem o crescimento algo restrito das videiras, o que potencia a produção de fruta de elevada qualidade e sabores genuínos. A água que resulta do degelo dos Andes é a principal fonte de irrigação. Uma água completamente pura e livre da influência de qualquer atividade contaminante.

Entre as castas tintas, a predominante é a famosa Malbec, seguida da Bonarda, da Cabernet Sauvignon e da Syrah. Estas quatro variedades representam 80% da produção de uvas tintas. Entre as brancas, a Pedro Giménez, a Torrontés Riojano, a Chardonnay e a Moscatel de Alejandría representam cerca de 70% da produção de uvas brancas.

A adega do Aires é um tributo aos vinhos argentinos, com uma cuidadosa seleção dos melhores vinhos do Norte do país (regiões Jujuy, Salta, Tucumán e Catamarca) e de Cuyo (regiões La Rioja, San Juan e Mendoza).

A Aires Private Selection integra premiados e internacionalmente conhecidos vinhos argentinos mais premiados, com o objetivo de proporcionar uma experiência vínica ainda mais exclusiva. Além dos vinhos, o Aires também disponibiliza cocktails de assinatura com a erva-mate como ingrediente, esse grande símbolo cultural da Argentina. O Mate reflete a gentileza do convite, a generosidade e o gosto que o argentino tem em partilhar, mas também o respeito e a importância de dizer… obrigado!


Espaço distinto e ambiente sofisticado

O Aires Estoril reabilitou uma típica e antiga "Villa" do Monte Estoril. A fachada do edifício manteve-se inalterada, enquanto, no interior, procurou recriar-se os tão característicos e famosos cafés de Buenos Aires, dos anos 20. Época em que a capital argentina estava sob os holofotes internacionais, inspirando e exportando para o mundo uma indelével paixão pela vida. Um espaço com capacidade para 46 comensais, com um design de interiores onde também sobressai a qualidade dos materiais (como o mármore Calacata Gold, proveniente das minas italianas de Carrara), os arcos que caraterizam a arquitetura colonial e a adega aberta. O Aires aposta num ambiente sofisticado e distinto, também pautado pela música Tango, em versão contemporânea. Classificado como Património Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas, é um dos maiores símbolos culturais da Argentina e uma das maiores expressões da paixão humana. Originária das ruas de Buenos Aires do século XVIII é o resultado de uma mistura de inúmeras culturas nativas e europeias que se unem para expressar sentimentos fortes e uma paixão irresistível. A febre do Tango começou no início do século passado, popularizando-se pelo mundo depois de chegar a Nova Iorque e Paris. Um projeto que visa proporcionar uma experiência gastronómica centrada em produtos de excelência e num serviço cuidado. A pequena dimensão do espaço, o profissionalismo e a dedicação dos colaboradores, bem como a atmosfera calorosa e íntima, potenciam o prazer e o convívio à mesa.


O Aires propõe a mais moderna seleção de música Tango, criando um ambiente sofisticado e envolvente, mas íntimo, que se enquadra perfeitamente na experiência culinária única do Aires.

Os fundadores do Aires acreditam que a paixão é a essência da vida argentina, refletida na culinária, no vinho e na música. Marlene Dietrich afirmou: "Latins are tenderly enthusiastic. In Brazil, they throw flowers at you. In Argentina, they throw themselves."

 

O melhor da Argentina de quarta-feira a domingo

Às quartas e quintas-feiras, o Aires está aberto apenas para jantares. Às sextas-feiras e sábados para almoços e jantares e, aos domingos, para almoços, mas também para jantares, a partir de 23 de junho de 2024.


Para mais informações ou para reservas, visite o site www.airesrestaurant.com ou contacte através do telefone 934 453 242.

 


Aires Estoril – Autêntica Paixão Argentina

Avenida São Pedro, 8/8A

2765-445 Monte Estoril – Portugal

1 Comment


Citation Moving Marvels
Citation Moving Marvels
Jul 25

Experience the vibrant and authentic Argentinian spirit at Monte Estoril, where every visit promises a taste of Argentina rich culture and flavors.


Visit here https://dullygaragedoorusa.com/garage-door-broken-cable-repair-california/ Quality Garage Door Broken Cable Repair in California

Like
bottom of page