As pessoas estão cada vez mais conscientes dos impactos das suas escolhas alimentares e, por isso, optam por uma alimentação baseada em plantas. O que antes era visto como uma dieta restrita, com opções limitadas a legumes e leguminosas, hoje transformou-se num universo gastronómico variado, saboroso, e premiado com estrelas Michelin, com pratos que agradam até os paladares mais exigentes.
O Dia Mundial do Veganismo é celebrado todos os anos no dia 1 de novembro. Para ilustrar os melhores destinos para quem segue essa tendência, a Holidu, o portal de reservas para casas de férias, utilizou os dados da Happy Cow e identificou as cidades portuguesas com a maior oferta de restaurantes voltados para o público vegano e vegetariano.
1. Lisboa // 68 restaurantes
Com uma vibe gastronómica vibrante e diversificada, a capital portuguesa oferece, também, uma vasta gama de opções vegetarianas para quem está a começar neste tipo de alimentação. Entre todos os restaurantes destacamos: O Botanista, conhecido pelos seus pratos criativos e saborosos, que vão desde hambúrgueres de seitan a bowls nutritivas e coloridas. Outra opção imperdível é o Kong - Food Made With Compassion, um espaço inovador que serve comida tradicional portuguesa em versões veganas.
2. Porto // 46 restaurantes
Destacando-se pela sua crescente oferta de restaurantes, espaços de saúde e ecológicos, combina tradição e inovação, a cidade oferece opções deliciosas para todos os gostos. Entre os locais de destaque está o Apuro - Vegan Bar onde os hambúrgueres são as
estrelas da carta, feitos diariamente, e no lugar da carne estão ingredientes como lentilhas, grão-de-bico, feijão preto e frango vegetal. Mas há outros petiscos como tostas, cachorros, burritos e bowls. Tratando-se de um bar, conte com cerveja artesanal e música ao vivo. Outro restaurante imperdível é o Kind Kitchen, com ingredientes locais, conte com bolinhas de falafel quentes e estaladiças, com boa consistência, bowls, tacos, wraps, saladas, nachos, hambúrgueres e outra junk food onde a proteína animal não entra.
3. Braga // 11 restaurantes
.Entre os principais destaques está o Hibiscus, um restaurante que oferece pratos veganos e vegetarianos inspirados em várias cozinhas do mundo, como caril de grão-de-bico e hambúrgueres de lentilha, sempre preparados com ingredientes frescos e locais.
Outra ótima opção é o Semente - Art - Coffee & Plant Based Food, no centro histórico da
cidade é um espaço de cafetaria e restaurante totalmente vegan onde se pode desfrutar de
comida maioritariamente biológica e produzida localmente, incluindo várias sobremesas e
snacks. Não utiliza produtos processados.
4. Matosinhos // 9 restaurantes
Uma cidade que cada vez mais abraça a diversidade de opções plant-based e espaços de saúde. Destacamos está o DaTerra Matosinhos, um espaço de buffet variado, com uma vasta seleção de pratos veganos e vegetarianos que vão desde saladas frescas a pratos quentes e sobremesas irresistíveis. Outra excelente escolha é o Honest Greens, um restaurante que aposta em ingredientes frescos e locais, oferecendo opções como bowls personalizados e hambúrgueres vegetais, perfeitos para quem procura refeições saudáveis e saborosas.
5. Portimão // 7 restaurantes
Pode usufruir do estilo de vida relaxante à beira-mar, complementado por 7 restaurantes vegan e vegetarianos e mais de 19 restaurantes com opções vegetarianas. Entre os restaurantes que se destacam está o Armazém Integral, uma loja de saúde e restaurante que serve refeições durante a semana, com um prato vegan diferente todos os dias e sobremesas como bolos, cheesecakes e gelados, todos veganos. Outra excelente escolha é o Restaurante F, que, embora ofereça pratos variados, possui um menu vegetariano e vegano dedicado, com opções como hambúrgueres de grão-de- bico e saladas nutritivas.
Quem termina o top 10?
6. Lagos // 5 restaurantes
7. Aveiro // 5 restaurantes
8. Setúbal // 5 restaurantes
9. Faro // 5 restaurantes
10. Guimarães // 5 restaurantes
Ranking das 30 cidades:
Kommentare