top of page
  • Must Edição

Dicas a ter em conta antes de comprar um telefone novo

Nos dias de hoje, a rápida evolução tecnológica e o consumo constante de novos dispositivos eletrónicos tem levantado sérias preocupações ambientais devido à sua excessiva  exploração de recursos naturais. A Swappie, líder europeia na compra e venda de iPhones recondicionados, destaca a importância da utilização sustentável da tecnologia antes de adquirir um dispositivo novo



A indústria tecnológica, em particular o setor dos smartphones, destaca-se como um dos que mais contribui para a degradação ambiental. Desde a extração de metais preciosos, até ao processo de fabrico e transporte, cada etapa da produção de um smartphone implica significativas emissões de CO₂ e impactos ambientais negativos.



A Swappie apresenta quatro conselhos a considerar antes de comprar um telemóvel novo, para mitigar estes problemas e promover um futuro mais sustentável:


Prolongar o ciclo de vida do telefone que se tem Antes de decidir comprar um telefone novo, é importante perceber se o atual ainda atende às necessidades, como, por exemplo, se continua a funcionar de forma eficiente ou se é compatível com as aplicações e atualizações mais recentes. Muitas vezes, as inovações tecnológicas de um novo modelo não são essenciais para o uso diário e a simples atualização de software pode trazer melhorias de desempenho e desbloquear novas funcionalidades, prolongando a vida útil do dispositivo. Estas atualizações, em conjunto com a substituição de baterias ou pequenos reparos, podem prolongar significativamente a vida útil do telemóvel, evitando a produção de resíduos eletrónicos desnecessários. Além disso, a substituição de componentes como ecrãs pode restaurar o dispositivo a um estado quase novo, permitindo poupar dinheiro e reduzir o impacto ambiental.



Estar informado sobre as políticas de reciclagem Se, após uma análise detalhada, se decidir que é necessário comprar um telemóvel novo, deve garantir-se de que o antigo será reciclado corretamente. Para tal, é aconselhável usar os pontos de recolha adequados para assegurar que os componentes tóxicos não contaminam o meio ambiente e que as partes possam ser aproveitadas para recondicionar outros dispositivos. Posto isto, a reciclagem correta é fundamental para evitar danos ao ecossistema e maximizar a recuperação de materiais valiosos.


Optar por comprar um telemóvel recondicionado e vender o antigo Escolher um telemóvel recondicionado é uma escolha segura, sustentável e financeiramente inteligente. Estes dispositivos passam por rigorosos processos de recondicionamento, garantindo qualidade e desempenho comparáveis aos novos; no entanto, ao contrário destes, têm um impacto ambiental significativamente menor. Adicionalmente, a compra de um dispositivo recondicionado oferece uma relação custo-benefício superior, permitindo que o consumidor adquira tecnologia de ponta a um preço mais acessível. É cada vez mais frequente que estes dispositivos venham com garantias que asseguram a sua funcionalidade e qualidade, proporcionando mais tranquilidade ao consumidor. Neste sentido, vender um aparelho para ser recondicionado, em parte ou na integralidade, também contribui para a economia circular, pois dá uma nova vida a um telemóvel usado, evitando que se torne em lixo eletrónico (e-waste). Este modelo de negócio (C2B) facilita a inspeção, reparação, assim como o recondicionamento dos dispositivos, devolvendo-os ao mercado como produtos de alta qualidade. Também incentiva os consumidores a participar ativamente na redução do e-waste, ao mesmo tempo que recebem algum dinheiro pela entrega do seu telemóvel antigo, quer esteja em boas condições de funcionamento ou não.



Considerar o impacto ambiental A consciência ambiental deve começar antes da compra, considerando o ciclo de vida do dispositivo, mas também a cadeia de produção e os materiais utilizados. A produção de novos telemóveis contribui para a emissão de toneladas de CO₂, pelo que optar por dispositivos recondicionados pode reduzir a pegada carbónica associada à produção de novos aparelhos em quase 80%. Adicionalmente, comprar um telemóvel recondicionado pode reduzir o impacto ambiental em 91%, segundo a Agência Francesa do Ambiente e da Gestão da Energia (ADEME). Cada escolha sustentável é um passo em direção a um futuro mais verde, por isso, esta avaliação deve ser realista de forma a evitar compras impulsivas e desnecessárias. Assim, escolher de forma consciente ajuda a diminuir a pressão sobre os recursos naturais e a reduzir consideravelmente a poluição.


É importante considerar alternativas mais sustentáveis, como a reparação de dispositivos existentes, para prolongar o ciclo de vida do equipamento;  fazer uma lista das funcionalidades e verificar se um modelo mais antigo ou recondicionado pode satisfazer tais exigências. A preferência por aparelhos recondicionados é uma opção tão mais sustentável quanto económica e o investimento em práticas de reciclagem adequadas de forma a minimizar o impacto ambiental.


1 Comment


usmatthewgreen
May 29

After reading to your post I dont understand to your post opinion. so you will guide to me and provide all the details.


New York Bathtub Refinishing Services

Like
bottom of page