A época de verão é propensa ao aumento do desperdício alimentar. Sente que, nesta altura do ano, precisa de ter mais cuidado com as frutas e os vegetais que compra, em que quantidades, como armazená-los, e também dá por si a “correr” para inventar receitas de forma que não se estraguem?
Too Good to Go, empresa de impacto social com certificação B Corp, reconhecida pela sua aplicação líder global dedicada a salvar alimentos não comercializados e mitigar o excedente alimentar, partilha algumas dicas e receitas para contornar o desperdício no calor.
A altura do verão é a mais propícia ao desperdício alimentar, e 64% dos portugueses inquiridos num estudo recente da Too Good to Go afirmam que as temperaturas elevadas contribuem para a aceleração da deterioração dos alimentos, com foco na fruta, legumes e vegetais, considerados os alimentos mais desperdiçados durante a época de calor por 76% dos inquiridos. . Relembrando que tanto a fruta como os legumes são um benefício para a saúde, como também contribuem para reduzir o impacto ambiental.
Dicas para evitar o desperdício alimentar
A Too Good To Go partilha algumas dicas para combater o desperdício alimentar para fazer do seu verão um de desperdício zero:
Faça um inventário com todos os alimentos na despensa e, se fizer menus semanais, inclua-os nas receitas, de forma a poupar tempo e a evitar que os produtos se estraguem.
Fazer conservas de alimentos pode ajudar a reduzir a pegada alimentar. Deve colocar todos os alimentos que tiverem talo, como as couves e os brócolos, em recipientes com água. Já para os espinafres e o agrião, por exemplo, é recomendado envolvê-los num pano húmido e guardá-los sempre no frigorífico e armazenar fruta no frigorífico pode estender o seu prazo de validade.
Utilize o congelador para preservar a fruta madura. Se quiser dar sabor às suas bebidas de verão, tudo o que tem de fazer é pôr a fruta madura num balde de gelo. Dê asas à imaginação e surpreenda-se a si próprio com este truque.
Certos legumes e frutas, como o tomate, a banana e o abacate, emitem gás etileno durante o seu processo de amadurecimento. Este gás faz com que outros alimentos mais sensíveis ao efeito, como as batatas, a alface, a cenoura e o pepino, por exemplo, amadureçam mais depressa. Separar estes dois tipos de alimentos pode mantê-los frescos durante mais tempo.
Como ser criativo com as sobras de alimentos
Mas como passar efetivamente à ação e ser-se criativo e prático, nomeadamente quando se faz comida a mais? Se precisa de ideias para como preparar e cozinhar as suas sobras de frutas e legumes, a Too Good to Go deixa duas receitas para refeições frescas e saudáveis para este mês de agosto.
Tarte de Puré de Batata
Fez demasiado puré de batata, e tem no frigorífico algumas sobras de vegetais? Há uma maneira fácil e deliciosa de os pôr em uso: fazendo uma tarte de vegetais que fica ótima tanto quente como servida fria.
Ingredientes
- Azeite
- Sobras de legumes: talo de brócolos, cenouras e courgettes funcionam lindamente
- 1 dente de alho
- Aproximadamente 100g de lentilhas
- Aproximadamente 250ml de caldo de legumes
- 200g de tomates cortados, frescos ou enlatados
- Sobras de puré de batata
- Queijo (como Gouda ou Cheddar) ralado
Modo de Preparação
1. Pré-aqueça o forno a 180º graus
2. Saltear todos os vegetais em lume brando até estarem no ponto
3. Adicione as lentilhas, o caldo de legumes e os tomates. Deixe ferver, e depois reduza o lume e ponha em lume brando até as lentilhas estarem no ponto
4. Disponha a mistura numa forma, e espalhe o puré de batata. Depois, por cima, coloque a mistura de vegetais. Finalize com o queijo ralado.
5. Deixe a tarte no forno até a cobertura estar dourada – leva cerca de 20-30 minutos.
Mousse de Melancia
Tem restos de melancia madura no seu frigorífico? Prepare uma receita refrescante e deliciosa para saborear depois da refeição.
Ingredientes
- 250g de polpa de melancia sem sementes espremida
- 150ml de natas
- 3 claras
- 5 colheres de açúcar
- 6 folhas de gelatina
Modo de Preparação
1. Bata as natas em chantilly, junte o açúcar quando estiverem a ficar firmes e depois continue a bater um pouco mais. Reserve.
2. Esprema o excesso de líquido da melancia, triture-a e elimine metade da água. Reserve.
3. Demolhe as folhas de gelatina, depois derreta-as e envolva-as na melancia, mexendo até ficarem bem dissolvidas.
4. Bata as claras em castelo e envolva-as no preparado anterior, bem como as natas. Distribua por taças e leve ao frio até solidificar.
Comments