top of page

Exposições a não perder!

  • Must Edição
  • há 53 minutos
  • 3 min de leitura

Espreite as sugestões que não deve perder. Aponte já na sua agenda.



#POPtrait: Os retratos Pop de Maísa Champalimaud



A artista plástica Maísa Champalimaud inaugura, a 8 de maio, uma exposição que propõe uma imersão no seu universo criativo, fortemente marcado pela prática, disciplina e movimento.

Este projeto surge como resultado de um processo contínuo e exigente, em que a criação artística se funde com a prática desportiva – intensa, repetitiva, por vezes dolorosa – mas sempre motivada por uma energia interior incessante. Inspirada por disciplinas como o yoga, a corrida ou o ténis, Maísa reproduz na arte um exercício diário; um constante reencontro consigo mesma.

São mais de 60 obras, todos retratos de personalidades icónicas das mais diversas áreas: música, literatura, moda, desporto. De pequenos desenhos aos seus grandes formatos que preenchem uma parede. Cada pintura é o reflexo desse tortuoso caminho. Umas nascem como exercícios, outras atingem o estatuto de obra final, mas todas fazem parte de uma busca persistente: desenhar, experimentar, errar e voltar a repetir.



“Para mim criar é um ato de resistência e entrega, uma prática que se renova a cada traço, como quem corre em direção a algo invisível, mas inevitável. A minha vida e as pessoas com quem me cruzo, direta ou indiretamente, são também uma fonte de inspiração, representadas nesta exposição por personagens que, de alguma forma, me tocam”, comenta a artista Maísa Champalimaud.



A exposição estará patente ao público na Galeria Óriq - Rua Pereira e Sousa 13A - Campo de Ourique - de 8 a 24 de maio, nos seguintes horários:

• Inauguração 8 de maio: das 17h00 às 22h30

• Terças e quartas-feiras: das 13h00 às 17h00

• Quintas-feiras e sextas-feiras: das 17h00 às 20h00

• Sábados: das 10h00 às 20h00




Exposição Uma Aventura



A Exposição Uma Aventura estará disponível ao público, de forma gratuita, no Centro Comercial Campo Pequeno, em Lisboa, até ao dia 1 de junho.


Na sessão de inauguração da exposição que celebra os 42 anos da conhecida coleção Uma Aventura e que apresenta uma linha do tempo com as 68 capas, em grande formato, dos livros publicados até hoje, estarão presentes as autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e o curador na exposição Nélson Mateus.

Recordamos que a coleção Uma Aventura tem um novo volume, “Uma Aventura na Curva do Rio”, que acaba de chegar às livrarias.



Ao Sabor do Sopro do Oriente



O pintor Ambrósio Ferreira, tem patente no Centro Científico e Cultural de Macau (Museu de Macau) a exposição de pintura, “Ao sabor do sopro do Oriente” até 16 de maio.



Mergulha nas raízes da grande tradição ancestral da estética chinesa cth`an (zen), onde a pintura não imita a visualidade preceptiva do mundo, mas o processo da criação universal.  As pinturas aqui apresentadas são interpretações de conceitos filosóficos orientais e um convite ao retorno à unidade primordial. As criações que integram este conjunto de pendões e telas são de uma ilha do arquipélago estilístico diversificado do pintor.

 



Ambrósio Ferreira, pintor, desenhador e calígrafo, nasceu em 1951 em Castelo Branco. Nesta cidade, viveu a infância e adolescência. Após o serviço militar passou a viver em Lisboa, fez a formação académica na Escola Superior de Belas Artes e licenciou-se em Pintura. As suas criações estenderam-se às artes gráficas e cénicas; no conjunto da sua obra, predomina a pintura, divulgada em exposições coletivas e individuais, e o desenho publicado em livros de poesia e prosa. Docente aposentado, vive e cria no bairro de Santo Amaro em Lisboa.


A mostra é composta por vários pendões e para o dia 16 de maio está prevista a projeção do conjunto temático “Tau-Sa”, alusivo ao genocídio dos povos ameríndios e à separação do homem com a natureza.


Bình luận


bottom of page