O Ácido Glicólico é um princípio ativo de referência em dermocosmética, em grande parte, devido ao seu elevado poder renovador. Ao estimular o turnover epidérmico, isto é a renovação das células da camada mais superficial da pele, vai melhorar a sua textura e toque, alisando e suavizando a pele. No caso de existirem cicatrizes de acne, esta ação renovadora será benéfica na melhoria do seu aspeto.
A ação renovadora será também uma mais valia no caso de hiperpigmentações, já que favorece a eliminação mais rápida, das células que à superfície cutânea apresentam um excesso de melanina.
Ao reduzir as células mortas à superfície da pele, a utilização de ácido glicólico também irá aumentar a permeabilidade da pele - quanto menor o número de células mortas à superfície cutânea, melhor serão absorvidos os ativos que aplicamos à sua superfície, melhorando assim os seus resultados e benefícios.
Nas peles com tendência acneica e/ou poros dilatados, os benefícios advêm do facto de reduzir a acumulação de células na abertura dos folículos pilosebáceos. Esta acumulação de células mortas torna os poros mais evidentes, dando-lhe um aspeto dilatado. Quando as células mortas obstruem os folículos, surgem as indesejadas imperfeições acneicas.
Não menos importantes, são os benefícios na hidratação e na redução dos sinais de envelhecimento já que o ácido glicólico favorece quer a síntese de colagénio como de glicosaminoglicanos.
Apesar de ser um princípio ativo extremamente versátil em termos de posicionamento, o ácido glicólico também tem um inconveniente - a menor tolerância, especialmente em peles mais sensíveis e delicadas.
Na gama AcGlicolic, a formulação inclui ácido glicólico livre, mas também lipossomado. Esta fração lipossomada, penetra mais profundamente na pele, o que favorece a eficácia do ativo e também reduz o risco de efeitos adversos.
O próprio lipossoma, pelo seu teor em ácido linoleico, apresenta ações epitelizantes e anti-inflamatórias, minimizando o risco de efeitos adversos. Além disso, a formulação é enriquecida com princípios ativos calmantes como os ácidos boswélicos, o ácido hialurónico e o extrato de soja, tornando AcGlicolic uma gama com tolerância aumentada e que, apesar de ser uma gama idealmente de noite, poderá, em épocas de menos exposição solar e com proteção SPF50 associada, ser usada inclusivamente na rotina da manhã.
Comments