top of page
Must Edição

Grupo Porto Editora tem mais de 100 livros para ler até ao final do ano!

Literatura portuguesa e estrangeira de referência, não ficção sobre temas de grande atualidade internacional e a celebração dos centenários de nascimento dos poetas Sebastião da Gama e Alexandre O’Neill integram as propostas editoriais do Grupo Porto Editora para o último quadrimestre de 2024. Livros fantásticos e de leitura obrigatória!




FICÇÃO NACIONAL

Corpo Vegetal, disponível nos escaparates a 19 de setembro, marca o regresso de Julieta Monginho à escrita depois de Volta ao Mundo em Vinte Dias e Meio, Grande Prémio de Romance e Novela 2021 da APE. Um romance fortíssimo que aborda a dicotomia do consentimento vs. abuso sexual, incluindo as suas repercussões jurídicas.

Imagine um Jesus nascido nesta era, criança curiosa e filha de mãe solteira, praticante de uma fé que se afigura ambígua. Os trinta nomes de Deus é o novo romance de Bruno Paixão, que reimagina a espiritualidade e a procura pela Verdade de uma maneira provocadora e contemporânea. Com lançamento agendado para 12 de setembro, este romance promete surpreender e desafiar as fronteiras do conhecimento.

Em outubro, Teolinda Gersão assina Autobiografia não escrita de Martha Freud, centrado na correspondência privada entre Martha Freud e Sigmund Freud, especialmente nos seus longos quatro anos de noivado, entre 1882 e 1886. Um olhar crítico e perturbador sobre um dos grandes intelectuais do século xx.




FICÇÃO INTERNACIONAL

Kiev de 1919, em que os soviéticos controlam a cidade, mas várias ameaças surgem do Ocidente e ninguém confia em ninguém. Este é o pano de fundo para um emocionante thriller histórico em pleno rescaldo da revolução russa. Andrei Kurkov, denominado como o «maior escritor ucraniano da atualidade» pelo New York Times, apresenta O Osso de Prata, um livro já nomeado para o International Booker Prize 2024. O autor estará em Portugal em breve, por ocasião do FOLIO.

Para ler também em outubro, damos destaque à história de uma família normal que caiu de um dia para o outro no abismo. Toda a vida que resta, de Roberta Recchia, realça o luto mas principalmente o carinho e o amor que é capaz de encantar e surpreender.

Camilla Läckberg a rainha do thriller escandinavo está de volta com o explosivo final da história de Faye. Sonhos de bronze prometem um drama de vingança carregado de traição, redenção e irmandade. A não perder!

O Parque é o derradeiro capítulo da história da detetive Elin Warner, depois dos êxitos O Sanatório e O Retiro. Desta feita, a inglesa Sarah Pearse situa a ação algures no «nosso» Gerês. Um thriller narrado a dois tempos, repleto de beleza selvagem, mas também de negra sordidez. Para ler em outubro.




AUTORES DE VISITA A PORTUGAL

No ano em que celebra o seu 80.º aniversário, a Livros do Brasil revela uma vitalidade como nunca, apostando na publicação tanto de obras assinadas por ícones da literatura mundial, como de livros de autores contemporâneos de grande complexidade e originalidade narrativas.

As Palavras, as memórias de infância de Jean-Paul Sartre, chega às livrarias em setembro. Eis o retrato de um tempo, uma reflexão sobre o lugar dos livros na construção da experiência humana e uma brilhante autoanálise de um dos maiores escritores do século xx.

No mesmo mês é publicado Inyenzi ou As Baratas. Trinta anos volvidos sobre o genocídio do Ruanda, chega a Portugal este documento duro e enternecedor da sobrevivente Scholastique Mukasonga, numa memória pessoal que importa enfrentar coletivamente. A autora estará em Portugal em outubro, no âmbito do FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos. Também Burhan Sönmez – cujo Pedra e Sombra foi publicado na primavera – é convidado deste evento.

Ainda na coleção Contemporânea, A Picada de Abelha, finalista de várias distinções, incluindo o Prémio Booker, selecionado como livro do ano por publicações anglo-saxónicas e vencedor do Prémio Nero e do Livro Irlandês do ano, é a melhor das desculpas para, em outubro, ficarmos a conhecer o trabalho de Paul Murray.

A Outra Filha, um livro-carta no qual a Nobel Annie Ernaux escreve à irmã que nunca conheceu, falecida em criança e de cuja existência só tomou conhecimento aos dez anos, é outro dos destaques da rentrée. A reedição de Viagem ao Fim da Noite, o polémico romance de estreia de Louis-Ferdinand Céline, encerra o ano editorial na coleção Dois Mundos.






HISTÓRIAS QUE MARCAM E EXPLORAM O IMAGINÁRIO

Atenta à evolução dos tempos e dos gostos dos leitores, a Singular orgulha-se de trazer para Portugal uma mão-cheia de títulos sensação.

A Viagem de Billie é um romance comovente sobre amor e perda, em que Billie revisita memórias importantes à procura de redenção. Uma história sensível sobre escolhas e resiliência humana. Nomeado para Livro do Ano na Alemanha em 2023 e publicado em Portugal pela Singular, esta é uma história imperdível de Elena Fischer.

Num futuro próximo, um funcionário público entra num misterioso ministério que testa os limites da viagem no tempo. Com figuras históricas e muita ficção científica, O Ministério do Tempo, de Kaliane Bradley, foi considerado por Barack Obama uma das melhores leituras de verão.

Bela Maneira de Morrer segue uma família marcada pela obsessão com a herança, onde cada filho tem motivos para matar. Um estranho, fascinado por homicídios, tenta desvendar a verdade por detrás das mortes. Com um enredo cheio de suspense e personagens cheios de segredos, Bella Mackie oferece uma história de crime irresistível e repleta de reviravoltas.




COMPREENDER OS TEMAS-QUENTES

Quantos de nós estariam dispostos a morrer pelo nosso País? Alexei Navalny começou a escrever Patriota pouco depois do seu envenenamento quase fatal em 2020. Esta é a história completa da sua vida: a juventude, o ativismo, o casamento e família, o empenho em desafiar uma superpotência mundial determinada a silenciá-lo. Um título Ideias de Ler, disponível mundialmente a 22 de outubro.

Também A Queda das Civilizações: Histórias de grandeza e declínio ajudará os leitores a entender melhor o mundo de hoje, recorrendo ao passado. Depois do enorme sucesso do seu podcast, Paul Cooper apresenta em forma de livro uma investigação minuciosa, apoiada em mapas, fotografias e ilustrações.

Ainda na mesma chancela, As Vidas Secretas dos Números é uma fascinante viagem pelo universo da matemática. A historiadora Kate Kitagawa e o jornalista Timothy Revell revelam-nos as figuras esquecidas desta disciplina, dos afro-americanos às mulheres, numa escrita refrescante, repleta de exemplos do quotidiano.

Das primeiras uniões microscópicas ao Tinder e ao desconcertante conjunto de fetiches dos nossos dias, como começou o sexo e de que forma evoluiu para a variedade e complexidade atuais? Que influência têm os nossos antepassados genéticos na nossa vida sexual? E como será o sexo no futuro? Com humor e respeito pela diversidade, David Baker apresenta-nos A Mais Breve História do Sexo.

E se a depressão, a ansiedade, a diabetes tipo 2, a demência, o cancro e muitos outros problemas de saúde tiverem a mesma causa? Segundo Casey Means, autora de Boa energia, têm. A, também, cofundadora da Levels, uma empresa de tecnologia da saúde com a missão de acabar com a crise mundial de saúde metabólica, afirma que o segredo está no tipo de energia que geramos no nosso organismo. Por isso, revela tudo o que precisamos para melhorarmos a nossa energia e, consequentemente, a saúde.

Nos últimos anos, a IA tem assustado meio mundo e fascinado outro meio. Em Co-inteligência, Ethan Mollick, um dos mais notáveis e irreverentes especialistas em IA, convida-nos a ver esta tecnologia como um colega de trabalho e um coach. Aprenda a pensar e a trabalhar em colaboração com máquinas inteligentes sem perder a sua identidade e tirando benefício do que melhor têm para oferecer estas ferramentas.

O Fim de Tudo pode parecer um título fatalista, mas o objetivo de Victor Davis Hanson é, precisamente, o oposto. Ao recordar como a força das armas levou ao extermínio total de várias civilizações, o autor pretende deixar aos leitores contemporâneos lições que lhes permitam conhecer os erros do passado, mas também pistas valiosas que conduzam a nossa sociedade a um destino diferente do fim catastrófico, como já aconteceu tantas vezes com uma série de povos.

Alter Ego é um livro de fotografia diferente de todos os outros a que António Homem Cardoso já deu vida. Através da lente do fotógrafo, vemos nomes incontornáveis do mundo artístico português como se a ele nunca tivessem pertencido. Neste universo alternativo, cada um dos retratados é representado de acordo com a vida que poderiam ter seguido, caso a arte não tivesse sido o caminho que percorreram.



NO TRABALHO OU NA INTIMIDADE, CUIDE DE SI

Uma vida íntima saudável pode ajudar a promover a saúde mental. Por outro lado, o ritmo de trabalho sem regras pode fazer, precisamente, o contrário. O importante é encontrar o equilíbrio necessário para ter uma vida harmoniosa em todas as áreas.

Se já sofreu de burnout e sente que está a voltar ao mesmo, se já acorda stressado ou se trabalha à noite e aos fins de semana para recuperar o que tem em atraso, precisa d’ A cura para o burnout. Combinando pesquisa científica, a experiência em psicologia organizacional e as estratégias que implementou com sucesso com clientes em todo o mundo, Emily Ballesteros descreve 5 áreas essenciais em que podemos construir hábitos saudáveis para combater o burnout.

Antes do sexo vem o Desejo. Por isso mesmo, sem pudores nem receios, Gillian Anderson, conhecida pelos seus papéis em séries como Sex Education e Ficheiros Secretos, desafiou mulheres de todo o mundo a partilharem os seus desejos e suas fantasias sexuais mais ousadas, de forma totalmente anónima. O resultado é este livro único, que junta centenas de cartas (incluindo a da própria autora), revelando os sentimentos mais profundos e íntimos.


CELEBRANDO FIGURAS ÍMPARES

Assinalando os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, a Assírio & Alvim publica em outubro o volume Teatro. Com edição de Sérgio Guimarães de Sousa, aqui se apresenta a dramaturgia completa e uma faceta esquecida, mas não menos importante, do autor d’ Os Lusíadas.

Ainda no campo das efemérides, será celebrado o centenário do nascimento de Sebastião da Gama. O Inquieto Verbo do Mar reúne, pela primeira vez, toda a poesia conhecida do poeta natural de Azeitão que cantou como ninguém o amor à natureza. O prefácio é de João Reis Ribeiro. Disponível nas livrarias já a 19 de setembro.

Alexandre O’Neill, também nascido em 1924, não será esquecido na reta final do ano. Depois da sua biografia literária, lançada em abril, dá-se início à publicação autónoma dos seus livros de poesia com Tempo de Fantasmas e No Reino da Dinamarca. Dando a conhecer a obra que terá inspirado o Primeiro Grupo Surrealista Português, História do Surrealismo, de Maurice Nadeau, é outro dos destaques para novembro no catálogo da Assírio & Alvim.

A aposta na poesia inédita portuguesa não será descurada neste último quadrimestre, graças à publicação de títulos como Fístula (Diniz Conefrey) , A Flor Cadáver (Jorge Sousa Braga) , Adrenalina ( Filipa Leal) e O Centro da Terra (José Tolentino Mendonça) .





LEITURAS PARA OS MAIS JOVENS

Os mais jovens vão ter muito por onde escolher. O difícil vai ser decidir qual será a próxima leitura. Os títulos que vão integrar o catálogo da Porto Editora para as primeiras idades vão contribuir para que as crianças cresçam mais confiantes, felizes e cheias de imaginação

As princesas mais corajosas, de Dolores Brown e Sonja Wimmer, vem desconstruir a ideia tradicional sobre o que é ser uma princesa. Este é um conto que salienta e aplaude a diversidade existente na sociedade atual e lembra os leitores de todas as idades de que ser diferente não é mau. Aliás, é graças a essas características únicas que cada princesa é dona do seu destino.

Explicar às crianças o que é a morte e como lidar com o luto é uma daquelas conversas que os adultos tendem a evitar até ao último momento. O cometa avô é o primeiro livro de João Tedim e tem como objetivo ajudar grandes e pequenos a enfrentarem esta realidade.

Que atire a primeira pedra o adulto que nunca incentivou uma criança a despachar-se por estarem atrasados. Rápido, rápido, de Émile Chazerand e Sandra de la Prada, é uma ternurenta história que traz um olhar divertido sobre a corrida interminável do dia a dia e que convida a fazer uma pausa e a aproveitar o tempo em família.

As mentes mais curiosas e apaixonadas por História vão ter a possibilidade de descobrir os dois primeiros títulos da divertida coleção Como sobreviver à História de Juan de Aragón. Como sobreviver na… Pré-História e Como sobreviver… no Antigo Egito são guias de sobrevivência com ilustrações hilariantes e muitas dicas, curiosidades e factos interessantes sobre estes dois períodos da evolução mundial.

Está prestes a chegar a Portugal, o primeiro volume da série Criaturas Impossíveis, que recebeu a distinção Waterstones Book of The Year 2023 e nos British Book Awards venceu na categoria Livro Infantil do Ano e Autor do Ano. Katherine Rundell conta aqui as aventuras de Mal e Christopher que com a ajuda de seres incríveis, terão de enfrentar os seus medos em nome da salvação dos mundos que habitam: o mágico e o nosso.





1 Comment


Jack Willow
Jack Willow
Sep 10

In this article author share a best stories book for a kids to enhance a knowledge of kid mentality and enjoy these very much.

Visit here: Notary Experts in San Francisco CA


Like
bottom of page