O Fabuloso Destino de Amália é uma radionovela concerto teatral, escrita pelo jornalista e crítico de música António Pires, que oferece um retrato envolvente da fadista Amália Rodrigues. A peça, fiel à biografia da artista, estreia em Lisboa, nos dias 26 e 27 de setembro, no Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro.
Em palco acontecem três narrativas em simultâneo: A história do Fado e dos seus protagonistas narrada por um locutor de rádio; a radionovela da história d`O Fabuloso Destino de Amália, lida em palco por Adelmo, Carla Pires, Carla Pontes, Luanda Cozetti, Luís Pucarinho, narrada por Raquel Bulha e sonorizada ao vivo por Carlos Norton. E ainda, onze momentos musicais ao vivo, dos seus sucessos, e dos outros géneros musicais que cada uma das personagens representa.
O Fabuloso Destino de Amália, é um projeto comunitário da Alta de Lisboa que celebra o multiculturalismo na voz de Amália. Os figurinos, adereços da peça, os vídeos que acompanham o projeto e a produção está a cargo dos jovens e mulheres das associações Espaço Mundo, Sempre Ligados e Associação de Moradores do Per 11. Foi também criado um grupo de Batucadeiras da Alta de Lisboa, no decorrer do projeto, que terá uma participação na peça.
A narrativa desenrola-se no dia 1 de julho de 1933, data em que Amália celebra o seu 13º aniversário. Num pátio de Lisboa os amigos reúnem-se para esta comemoração. À medida que os presentes são entregues, os amigos partilham histórias repletas de humor, centradas na vida “presente” e “futura” da Fadista, e nas suas influências e êxitos musicais.
Durante a celebração, Amália confessa o seu maior sonho: levar o Fado aos quatro cantos do mundo. Os amigos, numa demonstração de apoio e carinho, incentivam a jovem fadista e juntam-se a ela na interpretação de algumas das suas futuras canções mais icónicas.
A ação é intercalada com os sons de uma telefonia que transmite os sucessos musicais da época, proporcionando uma imersão na história do fado e nas figuras que inspiraram Amália.
Ao longo da peça, são abordados outros géneros musicais que, de alguma forma, influenciaram o fado, como a música tradicional portuguesa, o chorinho brasileiro, e as sonoridades de Cabo Verde, como a morna e o batuco. Estes géneros, que se cruzaram em Lisboa — uma cidade cosmopolita, diversa e aberta ao mundo —, enriquecem a narrativa e destacam a pluralidade cultural que moldou o fado de Amália.
O Fabuloso Destino de Amália conta ainda com a participação especial de Jorge Benvinda, e em ambas as sessões de entrada gratuita, no pátio da Biblioteca Orlando Ribeira, haverá uma after-party com os deejays da Alta de Lisboa.
#must #itmustbegood #OFabulosoDestinodeAmália #radionovela #concertoteatral #estreia #Lisboa #Amalia #AuditóriodaBibliotecaOrlandoRibeiro #fado #historiadofado
Komentar