Do premiado jornalista Jonathan Freedland, conta-nos a incrível história de Rudolf Vrba – o primeiro judeu a fugir de Auschwitz, um homem determinado a avisar o mundo e a transmitir uma verdade que poucos estavam dispostos a ouvir – elevando-o ao seu lugar de direito na história do Holocausto, ao lado de Anne Frank, Primo Levi e Oskar Schindler. Nas livrarias a 12 de janeiro. Preço: 19,90 €
«Fugiu de Auschwitz, do seu passado, até do seu próprio nome. Fugiu do país natal, do país adotivo e do país que se seguiu a esse. Fugiu e fugiu e fugiu – mas nunca se conseguiu libertar por completo do horror que testemunhara e que pusera a nu perante o mundo.»
Sobre este livro, lançado no mês em que se assinala o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, o historiador Antony Beevor disse: «Um clássico instantâneo da literatura do Holocausto. Magnificamente investigado e escrito, é ao mesmo tempo uma história apaixonante e profundamente comovente. Fui incapaz de parar de ler.»
Já Simon Schama considera O Mestre da Fuga um clássico moderno da literatura sobre a maior atrocidade do século XX e complementa a sua opinião, dizendo: «Se pensa que sabe tudo sobre o Holocausto, este livro de Jonathan Freedland, imersivo, devastador e, em última análise, redentor, será uma revelação. (…) Escrito com o ritmo urgente e envolvente de Freedland, O Mestre da Fuga é profundo no pensamento e sem limites na sua humanidade.»
Comments