top of page
Foto do escritorbegoodmust

Quer provar pizza de curgete?

É uma das criações culinárias mais apreciadas em quase todo o mundo e é difícil encontrar alguém que não saiba pronunciar, com um sorriso à mistura, essa palavra universal: pizza. A especialidade gastronómica italiana tem até um Dia Mundial fixado no calendário – 10 de julho. E a data motivou o Sergio Crivelli – Ristorante Italiano, não só a criar uma nova pizza como a assinalar a efeméride durante uma semana, de 11 a 16 de julho. Único período em que a nova criação, com a curgete como estrela da companhia, poderá ser provada.



Saída diretamente da horta biológica que o Chef Sergio Crivelli cultiva, em Vila do Conde, para servir o próprio restaurante, a curgete moldar-se-á como base de outras opções que, também durante uma semana, recheará a ementa do restaurante: a massa com molho de curgete e risotto alle zucchine, ambas servidas com as flores deste fruto e outros vegetais biológicos.


O mundo culinário, claro está, é cheio de particularidades. E também aqui é importante salientar uma primeira nuance, pois que estamos a falar não da variedade de curgete que a maioria conhece, mas de dois parentes italianos – o Zucchino Romanesco e o Zucchino Ortolano di Faenza. Cultivadas especialmente por Sergio Crivelli na sua horta e das quais separa as flores para transformar em iguaria e finalizar a apresentação dos pratos.


De fácil digestão, a curgete transporta poucas calorias, mas é fonte de vitaminas do complexo B. É rica em niacina, que desempenha um importante papel no metabolismo energético celular e na reparação do DNA.


A pizza de curgete que o Sergio Crivelli – Ristorante Italiano (situado na matosinhense Rua de Brito Capelo, 705) servirá especialmente durante a segunda semana do mês recebe, em cima da tradicional base, molho de tomate fresco, queijo mozarella, curgete finamente cortada, bem como pimentos e cebola, que têm depois por companhia tomates cherry, azeite e orégãos. A finalizar, as flores da curgete, em forma de coração, dão o toque da diferença…

“Nós, os italianos, usámo-las [as flores de curgete] muito para molhos de massa e em risoto. E costumámos servi-las de entrada, panadas numa emulsão especial, que pode conhecer algumas variantes”, recorda Sergio Crivelli.



Tipicamente vegetariana, a pizza de curgete perde muito facilmente a classificação se a “quisermos servida como a maioria dos italianos gosta”, enfatiza o Chef nascido em Spoleto (na região italiana de Úmbria): com anchovas, algumas azeitonas pretas e duas alcaparras.

Sabores para outras histórias, pois que a semana é da curgete. Graças ao Dia Mundial da Pizza.

Comments


bottom of page