top of page
Must Edição

Grupo Porto Editora lança 140 novos livros com um grande foco em autores portugueses

O catálogo apresenta um leque diversificado de novidades em ficção e não ficção, com destaque para Germano Almeida, Catarina Maldonado Vasconcelos, Amílcar Correia, Rui Miguel Nabeiro, Manuel Catarino, Rui Miguel Pinto, Maria Isaac e António Breda Carvalho. Bons livros para começar bem o ano com boas leituras! Conheça as grandes novidades



O Grupo Porto Editora reforça o seu compromisso com a literatura nacional através do lema «Palavras que são nossas», acolhendo novas vozes e celebrando autores consagrados.

Para além da forte aposta em autores nacionais, o catálogo internacional traz aos leitores portugueses uma diversidade de obras marcantes. Os autores estrangeiros em destaque incluem Bill Gates, Leonardo Padura, Marta Pérez-Carbonell, Emilia Hart, Anthony Passeron, Percival Everett, Ken Kesey, Peter Flamm, Jacqueline Harpman, Ada D’Adamo, Jan Gradvall, Ilan Pappé e Kerry Brown.



FICÇÃO NACIONAL - MAS NÃO SÓ

A 23 de janeiro, a Porto Editora publica Se perguntarem por mim, não estou seguido de Hajaharmonia, de Mário de Carvalho, duas peças teatrais premiadas e reunidas num só volume.

A ficção portuguesa também estará em destaque com o thriller histórico O Segredo de Tomar, que marca a estreia de Rui Miguel Pinto, com o lançamento do quarto romance de Maria Isaac, Histórias que nos matam, e com O Censor Antifascista, de António Breda Carvalho, uma biografia invulgar que retrata o período salazarista.

Na ficção internacional destacam-se Nada mais ilusório, romance de estreia da espanhola Marta Pérez-Carbonell, e As Sereias, de Emilia Hart, autora do sucesso Weyward.




CONFISSÕES DE VARIADAS ESPÉCIES

Dois novos títulos da coleção Contemporânea chegam neste início de 2025: As Crianças Adormecidas, de Anthony Passeron que aborda o impacto da heroína e da sida nos anos 80, e James, do aclamado Percival Everett, uma reinvenção multipremiada de As Aventuras de Huckleberry Finn.

Clássicos inéditos chegam finalmente a Portugal, como Eu?, de Peter Flamm, Voando sobre Um Ninho de Cucos, a célebre história de Ken Kesey, e Eu Que não Conheci os Homens, de Jacqueline Harpman, um texto inquietante sobre companheirismo, liberdade e o que faz de nós humanos.

Entre as reedições destacam-se A Escolha de Sofia, de William Styron, e Confissões de Uma Máscara, no âmbito do centenário do nascimento de Yukio Mishima.




NÃO FICÇÃO: A VERDADE NUA E CRUA

O início de 2025 destaca também obras de grande impacto na não ficção. Em Como o Ar, Ada D’Adamo conta à filha – marcada à nascença por múltiplas deficiências físicas e mentais – a história de ambas. Ir a la Habana, de Leonardo Padura, leva os leitores numa viagem única pela capital cubana, enquanto The Story of ABBA: Melancholy Undercover, de Jan Gradvall, revela histórias inéditas sobre a famosa banda sueca.


Sob a chancela Ideias de Ler, será publicada a tão aguardada autobiografia de Bill Gates, Código-Fonte, com lançamento mundial a 4 de fevereiro, e Desperte o génio financeiro do seu filho, de Cristina Judas, um guia de literacia financeira para pais. O legado do meu avô – Lições de Liderança e de Gestão, de Rui Miguel Nabeiro homenageia o fundador da Delta Cafés e Personal Branding, de Raquel Soares, ensina como destacar-se num mercado competitivo e construir uma marca pessoal memorável. Por fim, Porque Sou Assim?, de Gemma Styles (irmã de Harry Styles), ajuda os Gen Z e os Millenials a compreenderem as suas emoções.




LER O MUNDO COM OUTRO OLHAR

Israel vs Palestina, de Ilan Pappé analisa o conflito no Médio Oriente e apresenta possíveis soluções para a paz. Em A Mais Breve História de Taiwan, Kerry Brown explora a complexidade geopolítica da ilha, enquanto Catarina Maldonado Vasconcelos aborda o papel do Líbano em A Mais Breve História do Líbano. Germano Almeida, em O Colapso da Verdade, reflete sobre a reeleição de Trump e os riscos para a democracia global.

Com publicação em março, A Mais Breve e Divertida História de Portugal Manuel Catarino, oferece um olhar leve e rigoroso sobre a história nacional, enquanto Amílcar Correia, em A Mais Breve História de Um Conflito: da Jugoslávia ao Kosovo, revisita as marcas de um conflito ainda por resolver.




ASSÍRIO & ALVIM: VERSOS PRINCIPAIS

As manhãs que não conheces, de Luís Filipe Castro Mendes, é o primeiro título de poesia inédita portuguesa no catálogo de 2025 da Assírio & Alvim. Até à primavera haverá ainda tempo para nos rendermos aos livros de Frederico Pedreira À Solta no Exército de Salvação –, Manuel Afonso Costa Epoché – e António Franco Alexandre Objectos Principais.

Obra-prima de Charles Baudelaire, As Flores do Mal surge numa edição revista e aprimorada, recuperando-se a premiada tradução de Fernando Pinto do Amaral, de 1992. Destaque ainda para Sou Certamente Um Monstro, a poesia reunida de Jacques Prevel, e Lamento por Uma Pedra, a antologia da poesia de W.S. Merwin, numa tradução e seleção de Jorge Sousa Braga.



INFANTOJUVENIL: AVENTURAS E IMAGINAÇÃO SEM LIMITES

Em fevereiro, David Pintor apresenta O meu pai não sabe desenhar, uma história bem-humorada sobre a relação entre um ilustrador e a sua filha, mostrando como a imaginação pode transformar qualquer pedido.

Em março, chega Super-Charlie, de Camilla Läckberg, uma coleção divertida sobre um bebé transformado em herói após uma colisão de estrelas. No mesmo mês, os fãs de fantasia poderão explorar Asas de Fogo, de Tui T. Sutherland, com os volumes A profecia dos dragonetes e A herdeira perdida, que misturam lendas, dragões e outros seres mágicos.

Álvaro Magalhães volta a brindar-nos com a sua liberdade criativa sem limites com a nova coleção Malik e os Dinossauros, que leva os leitores 70 milhões de anos atrás, explorando a vida no tempo dos dinossauros.

Em abril, chega The Creakers, do autor bestseller de livros infantis e músico Tom Fletcher, uma aventura emocionante em que Lucy Dungston enfrenta o mundo dos monstros debaixo da cama para encontrar a sua mãe. Com humor, suspense e ilustrações de Shane Devries, a obra promete conquistar os jovens leitores.



1 comentario


Freddie Arthur
Freddie Arthur
há 40 minutos

Improve It transform your innovative concepts into reality. which provides strategic, creative & an one stop solution for all your technical & digital marketing needs


Me gusta
bottom of page