Já todos sentimos a privação do sono e os efeitos de uma noite mal dormida, seja no mau humor matinal, na falta de foco e concentração e até numa sensação de cansaço ao longo do dia. Efeitos esses que têm consequências na saúde a longo prazo. Rita Salgueiro, Arquiteta de Interiores, deixa algumas sugestões sobre o que pode precisar no seu quarto para que as suas noites sejam mais tranquilas e confortáveis, promovendo uma boa noite de sono.
Como nem sempre conseguimos controlar o que leva ao stress e às preocupações diárias, podemos ao menos garantir que o espaço onde dormimos, tem tudo o que precisamos para nos proporcionar uma boa noite de sono!
1 – Cama com dimensões adequadas e um bom colchão
Ter uma cama com dimensões adequadas e um bom colchão, é o básico para que possa dormir bem. Existem variadíssimas versões de colchões, mais firmes, mais suaves, adaptáveis ao peso e tamanho de cada corpo e, embora o gosto de cada um varie e seja muito pessoal, nada como um bom colchão para dormir bem. Experimente na loja e veja qual a opção que prefere, informando-se das suas propriedades e manutenção. Pode ainda adicionar um bom topper, para se sentir nas nuvens e ter a sensação de dormir todos os dias numa cama de um hotel 7 estrelas!
2 – A almofada ideal para cada pessoa
A almofada, deve ser escolhida de forma personalizada porque, a que é mais adequada para si pode não ser para o seu companheiro. Independentemente de gostar de uma almofada mais fofa ou mais dura, uma boa almofada deve alinhar a coluna e o pescoço, ter um nível de firmeza que possa ser ajustável e que seja confortável, claro.
3 – Atenção aos materiais dos lençóis
Os lençóis devem ser suaves e com materiais de boa qualidade. Algodões, linhos e sedas têm texturas agradáveis ao toque e são mais respiráveis, sendo por isso os mais indicados para colocar numa superfície onde vamos repousar o nosso corpo e principalmente o rosto, que está em contacto direto com a fronha da almofada. Pode colocar nos lençóis perfumes ou óleos essenciais com propriedades relaxantes, próprios para roupa de cama, que poderão reforçar o seu relaxamento.
4 – Dormir às escuras
Estudos indicam que, dormir num quarto completamente às escuras, proporciona um sono melhor e mais profundo. Caso não tenha caixa de estores, coloque uma cortina ou um estore de rolo em blackout elétrico, por trás das cortinas normais, para não ter de se levantar logo, caso não queira ter tanta luz no quarto pela manhã, podendo desfrutar um bocadinho mais dos seus domingos na cama. Outra opção, para quem tem janelas de parede a parede, não permitindo haver o espaço necessário para o blackout funcionar na totalidade, são os mini rolls que cobrem totalmente os vidros e não deixam passar luz.
5 – A temperatura ideal
A temperatura é um ponto fundamental! Para começar a ter sono, a temperatura corporal tem de baixar. Se o quarto estiver demasiado quente ou frio, terá dificuldades em adormecer. A temperatura ideal para adormecer ronda os 18 ˚C, assim é estimulada a melatonina, hormona que ajuda a promover o sono. Sabia que esta hormona também influencia o envelhecimento, perda de peso e humor?
Pode controlar a temperatura do quarto com ar condicionado embutido, de forma a não ficar visível, com lareiras elétricas que dão conforto visual ou aquecedores de parede com vidro branco que passam mais despercebidos e ficam mais bonitos que os de óleo soltos.
Rita Salgueiro, Arquiteta de Interiores, dá algumas sugestões
Dormir é essencial ao seu bem estar e reflete-se no seu humor e rentabilidade ao longo do dia, assim como nos seus relacionamentos. É preferível investir todo o seu dinheiro no conforto do seu quarto do que ter uma escultura fabulosa que ensonado nem vai dar por ela!
Comments