O produtor de vinhos Quinta da Lagoalva, uma propriedade pertencente à família Holstein Campilho e uma das mais antigas e extensas da região dos Vinhos do Tejo, apresentou no mercado a colheita de 2022 do seu notável dueto de monocastas de Sauvignon Blanc, agora com roupagem renovada.
Com distintos processos de vinificação e perfis sensoriais, o Lagoalva Sauvignon Blanc e o Lagoalva Barrel Selection Sauvignon Blanc complementam-se de maneira extraordinária.
Esta casta, uma das mais renomadas do mundo, encontrou o seu lugar ao sol em Portugal e, mais especificamente, na região dos Vinhos do Tejo. Na Quinta da Lagoalva, a primeira plantação de Sauvignon Blanc data de 2002.
São agora duas décadas desta variedade engarrafada com a marca da família Campilho. Esta casta representa quase quatro dos 42 hectares de vinhas da Quinta da Lagoalva, situados em solos aluviais na Lezíria do Tejo.
Com um perfil jovem, fresco e aromático, ideal para o consumo diário, o Lagoalva Sauvignon Blanc (€6,99) é um dos best sellers da Quinta. Apresentando uma tonalidade amarelo citrino, exibe notas vegetais e de frutas tropicais evidentes, tanto no nariz quanto no paladar, onde revela boa acidez, frescor e equilíbrio.
O Lagoalva Barrel Selection Sauvignon Blanc (€11,99), envelhecido em barricas de carvalho francês, é igualmente fresco e equilibrado, mas com maior complexidade e estrutura, ideal para harmonizar com pratos culinários. A sua degustação revela várias camadas de sabor.
Ambos os vinhos devem ser servidos bem frescos, entre 10 e 12°C, acompanhando perfeitamente saladas, massas, mariscos, carnes magras, peixes ou queijos de pasta mole. O Barrel Selection combina particularmente bem com pratos mais sofisticados, ainda mantendo a mesma afinidade com proteínas.
Comments