Localizada numa das mais icónicas regiões do nosso país, naquele que é o coração do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina, a Herdade do Touril recebe os dias quentes da silly season com um espaço de restauração completamente renovado.
E o verão chega com grandes novidades. Depois de um período a funcionar exclusivamente para hóspedes, o restaurante Touril & Celso – Sabores da Costa Alentejana abre também ao público que não esteja alojado no Touril.
A marcar esta reabertura está não só a parceria vencedora que a Herdade do Touril estabeleceu, em 2018, com a Tasca do Celso, mas também a necessidade permanente de inovar e de criar novas iguarias que revelem o que o Alentejo tem de melhor.
A oferta promete surpreender tanto pela intensidade dos sabores tradicionais, como pelas novas tendências gastronómicas para os palatos mais ousados. Na base está a abordagem farm-to-table, a que o emblemático restaurante de Vila Nova de Milfontes veio juntar a mestria no trabalho dos produtos da horta biológica do Touril e dos petiscos típicos da Costa Alentejana. Uma harmonia perfeita entre o campo e o mar, sempre acompanhada pela arte de bem receber.
O chef Miguel Batista apresenta uma cozinha saudável, leve e fresca, condições obrigatórias nos meses quentes, une as memórias dos repastos na casa dos avós aos produtos orgânicos cultivados no Touril.
Para os amantes de petiscos nas tardes quentes do Alentejo, a carta Touril & Celso – Sabores da Costa Alentejana aposta no tradicional Pica-pau de Porco Preto, nos Peixinhos da Horta, nos Ovos com Espargos e no Gelado Caseiro de Morango.
O menu conta com entradas perfeitas para abrir o apetite, como o Creme de grão-de-bico com folhas de acelga, beterraba e caju tostado, e o Ceviche de Legumes.
Os destaques dos pratos principais vão para os Filetes de Peixe-Galo acompanhados pelo habitual arroz de tomate e para os Lagartinhos de Porco Preto grelhados servidos com batata frita e o obrigatório arroz de feijão.
As sobremesas frescas, perfeitas para o verão, como o Parfait de Gengibre e Lima com molho de frutos silvestres e o Vegan Pot de Chantilly com frutos silvestres e pó de pão preto alentejano, fazem também parte do cartão de visita.
A inovação estende-se igualmente às bebidas. A imperdível carta de vinhos (que inclui referências biológicas), os gins da região, como o Sharish e o Black Pig, e os sumos naturais ou detox feitos na hora, são o complemento perfeito para a refeição.
O restaurante tem ainda opções vegetarianas e vegan, e está agora aberto tanto a hóspedes como a visitantes, para que todos desfrutem de uma verdadeira experiência alentejana.
Comments