A colheita de 2021 do vinho Singular Quinta de Santa Teresa, produzido pela A&D Wines, acaba de chegar ao mercado. Um blend assinado pelo enólogo Eng. Fernando Moura, este vinho procura através das várias castas presentes na Quinta de Santa Teresa transmitir e afinar o caráter da respetiva colheita.
Das castas que entram para este vinho destacam-se Avesso, Arinto, Malvasia Fina, Alvarinho e outras variedades provenientes de vinhas velhas em field blend. Ainda, uma pequena parte do lote fermenta e estagia em barrica.
Do Singular 2021 resulta um vinho com um excelente potencial gastronómico, capacidade de envelhecimento e cujo perfil vai beneficiando com o estágio em garrafa, ainda se já pronto a beber. De perfil aromático, o Singular Quinta de Santa Teresa 2021 revela notas a frutos secos, algum fumado e fundo vegetal. Na boca, evidencia um corpo estruturado com boa acidez, frescura e mineralidade. Possui aromas de fruta de caroço e pimenta branca e um final de boca persistente.
No que toca à vinificação as uvas são recebidas na adega em caixas de 24kgs para serem selecionadas e submetidas a desengace, maceração pelicular e prensagem pneumática suave. A fermentação do mosto é realizada maioritariamente em cubas de inox a baixa temperatura e cerca de 15% fermenta em barricas de madeira.
Commentaires