A Sociedade Vinícola de Palmela obteve a melhor pontuação de sempre na revista norte-americana Robert Parker – Wine Advocate, com quatro dos seus vinhos a receberem 90 ou mais pontos. O Botelharia Branco, colheita de 2009, destaca-se, nesta avaliação feita pelo conceituado crítico Mark Squires, como o melhor em prova na categoria de brancos da Península de Setúbal, ao somar 93 pontos.
O Grande Reserva Tinto 2019, um blend de Castelão, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon que estagiou 16 meses em madeira, é considerado pelo crítico da prestigiada publicação um vinho “delicioso” e “polido”, com um “final firme”. “É fresco, elegante e refinado”, assegura Squires, que lhe dá 90 pontos.
Segue-se o Botelharia Branco 2009, com Fernão Pires e Arinto, que envelheceu 11 anos em garrafa e foi vinificado em barricas de carvalho francês: é um late release que arrancou 93 pontos. “Isto é lindo. Tem nuances de maturidade, com certeza, mas continua fresco e surpreendentemente vibrante”, escreve o crítico que elogia também a profundidade e o final de boca complexo.
Se o Botelharia Moscatel de Setúbal colheita de 1996 arrecada 90 pontos, o Moscatel de Setúbal Superior 1996 recebe outros 93. O primeiro estagiou em garrafa e o segundo em barricas tradicionais – este último é dono de uma concentração “difícil de não admirar”, mostrando-se capaz de continuar a envelhecer lentamente durante décadas.
Comentarios