Chama-se Filipe Wang e é o responsável por elevar, ainda mais, a experiência! Foi depois de provar um Smith Haut Lafitte 2009 que nasceu a sua enorme paixão pelo vinho. O vinho certo, no momento ideal e local certo foi o suficiente para saber o que queria fazer da sua vida. Proporcionar momentos ímpares aos seus clientes está na lista das suas prioridades.
Foi durante uma viagem a Bordéus, enquanto frequentava o segundo ano na Swiss Hotel Management School e depois de participar na Millésime Wine Tasting Contest em Lausanne, que reúne os melhores alunos das melhores escolas do mundo, que a paixão pelo vinho surgiu.
Corria o ano de 2015, e foi através do Clube de Vinhos da escola que surgiu a oportunidade de participar neste concurso, em Lausanne. E surpresa das surpresas: conseguiram o primeiro lugar! O prémio era uma visita ao Chateaux Margaux, em Bordéus que acabou por se estender ao Chateau de d’Yquem, Château Pontet-Canet e Château Smith Haut Lafitte.
A luz fez-se logo na primeira noite desta viagem, depois de um jantar no Grand’Vigne (**Michelin) no hotel Les Sources de Caudalie. “O sommelier serviu-nos um Smith Haut Lafitte 2009 e tudo fez sentido. O vinho, o sítio, a companhia” afirma Filipe Wang que aponta este como o momento de viragem no seu percurso profissional.
Hoje, enquanto sommelier do Kabuki Lisboa, são exatamente estes momentos especiais que quer passar aos seus clientes. E é precisamente por eles, que foram criadas uma série de iniciativas que visam elevar a experiência vínica neste restaurante Estrela Michelin ao seu expoente máximo:
- Provas verticais – Um produtor, várias colheitas de diferentes anos, sempre com vinhos de culto. Esta é uma oportunidade única para perceber a evolução de vinhos ímpares ao longo dos anos. A próxima vertical de Clos Rougeard vai ser no dia 21 de junho, em prova vão estar cinco colheitas. Prova limitada a apenas sete pessoas. Custo por pessoa? €270 (jantar incluído).
- Jantares Temáticos – Um ingrediente e um produtor de vinhos juntam-se para um jantar único. Depois do bacalhau, e do atum com cortes especiais, uma série de outros jantares já estão na calha.
- Bring Your Own Bottle – Todas as quartas-feiras os clientes Kabukitêm a hipótese de levar os seus próprios vinhos (uma garrafa por pessoa, sem taxa de rolha).
- Masterclass
“A seleção de vinhos no KABUKI é feita com base na nossa oferta gastronómica. Temos mais de 130 referências de pequenos produtores. Temos bastante champanhe, brancos e tintos da Borgonha. E muitos da Alemanha, nomeadamente Riesling que casam bem com o nosso menu”, Filipe Wang, Sommelier
Provar, estudar, descobrir são três palavras que fazem parte do léxico diário de Filipe Wang que já completou três níveis do Court of Masters Sommelier (Introductory I, Certfied II, Advanced III) e falta-lhe completar 2/3 do diploma Master Sommelier, cuja prova se vai realizar em agosto. Até lá, Filipe Wang continuará a querer saber mais e sobretudo, a querer provar e descobrir novos vinhos que façam a diferença.
Morada:
Galerias Ritz
Rua Castilho 77 B, 1070-050 Lisboa
Tel.: 212 491 683
Comments