top of page
Must Edição

É possível fazer tratamentos a laser no verão?

A procura por melhorar a aparência ainda suscita muitas dúvidas sobre a eficácia e segurança dos tratamentos durante a época mais quente do ano, especialmente os tratamentos a laser. A pensar nisso, os especialistas do FaceLab alertam para os mitos que ainda existem em volta da temática.



“Devido à sua eficácia em questões como o rejuvenescimento da pele e tratamento de cicatrizes e manchas, os tratamentos a laser assumem, sem dúvida, um papel de destaque entre os tratamentos estéticos mais procurados. No entanto, a realização destes procedimentos durante os meses mais quentes tem vindo a levantar alguns mitos e preocupações”, afirma a Dra. Ana André Rodrigues, do FaceLab. “É muito comum ouvir-se que, tais procedimentos, devem ser evitados nesta época do ano devido ao risco de complicações como queimaduras e hiperpigmentação pós-inflamatória - pelo que é muito importante desmistificar algumas destas crenças”, explica.


Atualmente, existem diferentes tipos de laser - cada um com uma forma específica de interação com os tecidos cutâneos. Os lasers ablativos produzem danos na epiderme - camada mais superficial da pele - e promovem a regeneração e cicatrização, sendo mais efetivos no rejuvenescimento e tratamento de cicatrizes. Por outro lado, os lasers não ablativos atuam nas camadas mais profundas da derme - sem danificar a epiderme - sendo a opção mais segura para uso contínuo.


Eis algumas das preocupações mais comuns:


Não se pode apanhar sol depois do tratamento

Mito ou Verdade?

Verdade. Após um tratamento a laser - especialmente com lasers ablativos - é crucial evitar a exposição solar direta. Depois do tratamento, a pele fica mais sensível e desprotegida, aumentando o risco de queimaduras e manchas.


O laser provoca queimaduras

Mito ou Verdade?

Mito. Quando realizado por profissionais qualificados e com equipamentos adequados, os tratamentos a laser são totalmente seguros. Apesar de, por vezes, a pele ficar mais sensível - e até mesmo um pouco avermelhada -, não deve ser confundido com queimaduras. Seguir as recomendações pós-tratamento é crucial para uma recuperação tranquila.



A hidratação da pele é fundamental após tratamentos a laser

Mito ou Verdade?

Verdade. A hidratação da pele é fundamental após a realização de tratamentos a laser. Após o tratamento a pele pode ficar mais sensível e irritada, pelo que a correta hidratação vai ajudar a acalmar e reparar a barreira cutânea, promovendo uma recuperação mais rápida e eficaz.


Não se pode fazer laser no verão

Mito ou verdade?

Mito. Muitas pessoas acreditam que os tratamentos a laser devem ser completamente evitados durante o verão. Na verdade, com os cuidados adequados e a escolha correta do tipo de laser, é totalmente seguro realizar tratamentos durante esta estação.


“Existem diversos tipos de laser e, embora apresentem características diferentes, podem ser realizados no verão sem problema - desde que tomadas as devidas precauções. O aconselhamento médico é fundamental para avaliar o estado da pele e definir o tratamento mais adequado. Só assim, é possível minimizar os riscos e garantir os melhores resultados para uma pele saudável e bem cuidado durante o verão”, acrescenta a Terapeuta Ana Patrícia Ferreira.

1 Comment


usmatthewgreen
Jul 29, 2024

Explore our blog for helpful articles. Find tips and enjoy browsing! Whether you need advice or just want to have fun, our blog is here for you.


Advanced Locksmith Services in Knoxville TN


Like
bottom of page