top of page
Must Edição

Tunísia é o país convidado da Feira Internacional do Artesanato de Lisboa

A decorrer de 29 de junho a 7 de julho, neste evento será mais uma oportunidade para celebrar e descobrir uma arte milenar deste país, que remonta à época dos cartagineses, cujo artesanato desempenhou um papel central nas dinâmicas culturais e comerciais em todo o Mediterrâneo.


Tunísia é o país convidado da Feira Internacional do Artesanato de Lisboa

A Tunísia é uma terra de abertura e partilha, enriquecida pelas influências de diversas civilizações que passaram pelo território. Desde os berberes, cartagineses, romanos, bizantinos, árabes, turcos, malteses e europeus, cada cultura deixou uma marca indelével, criando um mosaico cultural único. Este encontro de tradições será a alma da presença tunisiana na FIA deste ano, que se irá refletir nas obras de artesãos que trabalham com materiais nobres como madeira de oliveira, argila, prata e fibras vegetais.



Os visitantes terão a oportunidade de assistir a várias iniciativas e a demonstrações ao vivo de técnicas ancestrais, como a famosa cerâmica de Sejnane, reconhecida como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Djerba

A presença neste evento sublinha a riqueza e a diversidade do artesanato tunisino, que representa atualmente 4% do PIB do país. Será também uma ocasião para destacar as estreitas relações e trocas culturais e económicas entre a Tunísia e os países do Mediterrâneo, além de promover a Tunísia como um destino turístico de excelência, com base nas paisagens naturais deslumbrantes, história milenar e a energia criativa de seus artistas e artesãos.



Naoufel Hdia, Embaixador da Tunísia em Portugal, destaca a importância deste evento como uma plataforma significativa para fortalecer as relações entre a Tunísia e Portugal, "o artesanato tunisino é um reflexo da nossa história e identidade, e sua presença aqui simboliza a continuidade dos laços culturais e económicos entre os nossos países. A arte e o artesanato são formas poderosas de diplomacia suave que promovem a compreensão mútua e a cooperação."

 

Faouzi Ben Halima, Diretor-Geral da Oficina Nacional do Artesanato Tunisino, destaca a constante evolução do artesanato tunisino, apoiado pelo empenho das autoridades em preservar e promover o património cultural. "Este evento é uma mostra da qualidade e da criatividade dos nossos artesãos, que continuam a transmitir mensagens de identidade e inovação através de suas obras.”

 

Leila Tekaia, Diretora da Oficina Nacional do Turismo Tunisino em Portugal, enfatiza o poder que um produto artesanal tem de destacar uma região e promover um destino turístico: "As ânforas da ilha de Djerba, os tapetes de Kairouan e a riqueza deslumbrante dos diferentes trajes regionais, apreciados através de técnicas de bordado milenares, são exemplos vivos da diversidade e da fusão que caracterizam a Tunísia. Esta riqueza cultural torna a Tunísia um destino único e atraente para os turistas."

 

Comments


bottom of page