A arte de bem petiscar tem muito que se lhe diga e embora Portugal não leve tão longe o hábito de “picar” como em Espanha, o certo é que são cada vez mais aqueles que aderem à partilha de entradas e pratos, seguindo uma tendência global da gastronomia, de modo a ter uma experiência mais completa.
IMANOL
Quem aqui vem não resiste aos ovos rotos com presunto ibérico (oriundo de Salamanca), às alcachofras fritas, às tiras de calamares fritas com molho aioli ou à campeã das tapas, uma combinação de pasta de caranguejo com maionese, ovo e camarão sobre pão, entre muitas outras possibilidades. As porções foram pensadas para ser partilhas, sem exageros, o que não impede que se venha também a solo.
Quando? Ao longo de todo o dia, sem se preocupar com horários
O TACHINHO
Oferece inúmeras opções de tapas nas entradas (dos boquerones às batatas bravas, do jamón ibérico aos pimentos padrón), sem esquecer contribuições lusitanas como os peixinhos da horta, a salada de polvo, a morcela de arroz grelhada ou os ovos mexidos com farinheira, entre outros acepipes.
Quando? Ao final da tarde ou para um jantar mais descomprometido
BEHER
O jamón ibérico é, como não podia deixar de ser, a estrela-maior desta casa (com destaque para o premiadíssimo Bellota “Oro” Pata Negra), e pode ser pedido em diferentes tipos de porções, em combinados, em tapas, em ovos, em bocadillos, em tostas ou, como não, nas deliciosas croquetas. As tapas e os petiscos são, claro está, a grande base das entradas e há quem venha só por eles.
Quando? Ao longo de todo o dia, sem se preocupar com horários
COZY
As cervejas Mahou, a par de uma carta de vinhos e de bebidas espirituosas, são um complemento perfeito para petiscos como o pão com chouriço saloio, os croquetes de alheira recheados com marmelada e maionese de caril, os pastéis de sapateira e amêijoas à Bulhão Pato ou o carpaccio de cogumelos Paris.
Quando? No lugar de uma refeição convencjonal, pode optar pelas entradas e acepipes
CHAC MOOL (CASCAIS)
Nesta taquería há cocktails mexicanos, tequilas, mezcales e cervejas que vão muito bem com o guacamole ou as típicas quesadillas como entradas. O forte da caso são os tacos que também funcionam muito bem como petisco quando partilhados.
Quando? Entre refeições quando já apetece petiscar mas ainda não almoçar ou jantar
Comentarios